| hmin
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano, de 2,5% para 2%. Segundo o instituto, "as expectativas favoráveis foram revertidas pelos efeitos adversos das mudanças no quadro eleitoral, pelo aumento da inflação e pela interrupção do processo de redução da taxa básica de juros, ensaiado pelo Banco Central em fevereiro e março''.
Por outro lado, o Ipea diz que a retomada do crescimento depende de uma melhora na renda média dos brasileiros e de sinais mais positivos para as taxas de juros e o crédito, que estimulariam o consumo. Outro ponto, que contribuiu para o rebaixamento da previsão, de acordo com o Ipea, foi o efeito da crise argentina nas exportações brasileiras, embora tenha ocorrido uma recuperação na economia mundial antes do esperado. O instituto prevê que a atividade econômica do Brasil só retome o crescimento a partir do segundo trimestre de 2002. A pesquisa anterior do Ipea foi divulgada em fevereiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.