| 22/05/2002 07h01min
Durante debate sobre moradia popular no Senado, o candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, prometeu construir 300 mil casas por ano. As residências se destinariam a famílias com renda de até três salários mínimos. Ao todo, segundo Ciro, seriam investidos R$ 2,1 bilhões por ano. As fontes de recursos, disse, seriam as atuais – Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e contrapartida dos Estados e dos municípios.
Com isso, segundo Ciro, em 20 anos o problema de moradia dos pobres estará resolvido. Ele fez a promessa depois de ouvir do presidente da Câmara da Indústria da Construção Civil, Lair Krahenbuhl, que no ritmo atual serão necessários 150 anos para que acabe o déficit de residências. Antes de Ciro, os senadores ouviram o depoimento do músico Carlinhos Brown – que comandou o processo de reforma de casebres no bairro Candial, em Salvador, e chamou a atenção de entidades de todo o mundo. Com suas soluções simples, o cantor roubou a cena e foi aplaudido.
O candidato afirmou que o próximo presidente terá de ter competência para desarmar a bomba deixada pelo governo, que poderá levar o país a uma situação financeira semelhante à da Argentina. Ciro se referiu à declaração do presidente Fernando Henrique Cardoso segundo a qual se o próximo governo for “incompetente”, o Brasil se transformará numa nova Argentina:
– O atual governo construiu o risco de chegarmos ao descontrole financeiro, que pode nos levar a uma situação igual à da Argentina.
Ciro disse ainda que FH foi “omisso”, ao deixar que a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) tivesse atraso. Ele não poupou críticas aos candidatos José Serra (PSDB) e Anthony Garotinho (PSB). Disse que Serra tem passado maus momentos “porque transformou o processo de escolha do seu vice numa ferramenta de inibimento (sic) de uma aliança extremamente contraditória”. Elogios, somente à deputada Rita Camata (PMDB-ES), cotada para vice de Serra. Ciro disse que Rita é “uma mulher de extraordinário valor, que já provou ser uma parlamentar das mais competentes”.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.