| 02/03/2006 18h20min
A presença do vírus altamente letal H5N1 foi confirmada em outras três localidades no sudeste da Romênia, no distrito Constanza, elevando para nove os focos de gripe aviária considerados ativos.
Nas localidades de Crangu, Azizia e Satu Nou estão sendo aplicadas a partir de hoje as medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no caso de gripe aviária. Foram declarados a quarentena, o sacrifício de todas as aves domésticas e desinfecções.
Em Satu Nou, localidade atravessada pela estrada regional que liga Bucareste a Constanza, há dificuldade de isolar a área infectada. A rodovia que não pode ser fechada e policiais impedem o estacionamento dos veículos que passam por filtros de desinfecção.
Já surgiram na Romênia 34 focos de gripe aviária, dos quais 25 foram considerados liquidados após o sacrifício das aves de granja e a declaração de quarentenas.
O ministro da Agricultura da Romênia, Gheorghe Flutur, introduziu desde hoje patrulhas diárias obrigatórias pela região considerada de alto risco de infecção com o vírus da gripe aviária para detectar qualquer caso com tempo.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.