| 02/03/2006 14h31min
O vírus H5 da gripe aviária causou a morte de um cisne no noroeste da Sérvia, na região de Sombor, próxima à fronteira com a Croácia e a Hungria. A informação foi divulgada hoje pela Direção Veterinária da Sérvia.
O cisne foi encontrado em um canal nas proximidades da aldeia de Backi Monostor, e após as análises efetuadas em dois institutos veterinários sérvios, determinou-se que o animal morreu de gripe aviária.
A amostra será enviada ao laboratório de referência da União Européia em Weybridge (Reino Unido) para a confirmação dos resultados. Enquanto isso as autoridades sérvias tomarão todas as medidas previstas pela lei para impedir a propagação e para erradicar a doença, informou a Direção Veterinária.
Já estavam em vigor no país medidas especiais de prevenção e de controle desde outubro, quando os primeiros casos de gripe aviária foram detectados na Romênia e na Croácia, países vizinhos. O Ministério da Saúde formou então um grupo de trabalho encarregado de coordenar as atividades dos órgãos competentes em caso de eventuais focos da doença.
Nas últimas semanas, Hungria e Bósnia também confirmaram os primeiros casos de gripe aviária em seus territórios.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.