| 23/12/2005 09h53min
O laboratório Roche anunciou hoje a concessão de uma licença à empresa indiana Hetero Drugs para a produção do Oseltamivir, versão genérica do antigripal Tamiflu - remédio mais utilizado para o tratamento das pessoas afetadas pela gripe aviária.
Pelo acordo entre as farmacêuticas, a Hetero Drugs poderá fornecer o remédio genérico às autoridades sanitárias da Índia e de outros países em desenvolvimento, ante a eventualidade de uma pandemia de gripe aviária em seres humanos.
A multinacional suíça conseguiu um acordo similar há duas semanas com o grupo farmacêutico chinês Xangai, que produzirá o Oseltamivir para seu mercado local.
À época, a Roche revelou que identificara 12 potenciais sócios para a produção do Tamiflu em grande escala. O objetivo é conseguir acordos com farmacêuticas de várias regiões do mundo para criar uma rede de abastecimento mundial do Tamiflu e assim garantir que, em caso de uma pandemia de gripe, haverá capacidade de produção suficiente desse medicamento.
A Organização Mundial da Saúde (OMC) recomendou aos países criar reservas de antivirais para enfrentar essa eventualidade. Após o anúncio, a Roche recebeu solicitações de abastecimento de 50 governos - a grande maioria de países desenvolvidos.
Esta semana, uma equipe de médicos do Vietnã colocou em questão a eficácia do Tamiflu, após revelar que duas pessoas que tinham contraído o vírus da gripe aviária tratadas com este antiviral morreram após desenvolver uma resistência ao mesmo.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.