Notícias

 |  hmin

Municípios do Alto Uruguai discutem prejuízos com a seca

Prefeitos se reuniram na Capital e pediram mais recursos para o Estado

Os prefeitos de 15 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amauc) se reuniram nesta quarta-feira, dia 13, em Florianópolis para pedir apoio do governo estadual nos prejuízos que a estiagem causou no Oeste. Foram cerca de R$ 140 milhões em perdas nas lavouras e na criação de animais. As principais reivindicações dos municípios são a abertura de novos poços artesianos e o prolongamento do prazo de pagamento dos financiamentos das safras de 2000/2001. Os prefeitos disseram que os agricultores estão sem recursos para quitar essas dívidas porque perderam em média 50% das plantações.

Foram discutidos também recursos para infra-estrutura rural, através da aprovação de uma Medida Provisória que contempla em R$ 27 milhões à região Sul. O presidente da Amauc e prefeito de Concórdia, Neodi Saretta (PT), espera apoio do Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília para que agilize a liberação de recursos para a região. A entidade também pede que o governo do Estado tome medidas de prevenção contra os prejuízos da estiagem, como a implantação de um seguro agrícola, projetos de proteção ambiental e reflorestamento, e auxílio na distribuição de águas, com a canalização dos poços artesianos abertos.

O secretário adjunto da Agricultura, Otto Luiz Kiehn, revelou que está sendo negociado no Ministério de Desenvolvimento Agrário um financiamento para atender cerca de 20 mil famílias nos municípios mais prejudicados pela seca. O secretário disse ainda que o governo do Estado deve intensificar o abastecimento da região com a colocação de mais caminhões pipas e priorizar a ligação dos pontos de abastecimentos por meio de canais para facilitar o acesso à água.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.