| 08/12/2005 12h31min
O mercado de ações ainda não definiu uma tendência clara para operar e deve aguardar a abertura das bolsas norte-americanas para traçar um rumo. Depois de alternar altas e baixas na primeira hora de negociação, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subia 0,35% às 12h11min, com o Índice Bovespa em 32.870 pontos. No mercado de câmbio, o dólar reduz lentamente o ritmo de alta. A moeda subia 0,32% no mesmo horário, cotada por R$ 2,199 na compra e R$ 2,201 na venda.
O Banco Central promove nesta quinta-feira mais um leilão de contratos de swap reverso, que na prática equivale e um leilão de dólares no mercado futuro. É a quarta operação consecutiva, mas o dólar acumula baixa no acumulado da semana. Serão mais 12,5 mil contratos. O BC também deverá promover leilão de compra de dólares no mercado à vista.
A alta do dólar nesta quinta é considerada uma continuação dos ajustes feitos na véspera, quando alguns bancos realizaram lucros e ajustaram posições. Mesmo com as compras agressivas do Banco Central, a estimativa é de que a cotação da moeda americana continue a recuar.
Entre as 57 ações do Índice Bovespa, as maiores altas são de Brasil Telecom Participações PN (+2,57%) e Telemig Participações PN (+2,11%). As quedas mais significativas são de Itausa PN (-1,93%) e Brasil Telecom Participações ON (-1,69%).
Entre os destaques do dia está a inflação do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de 7 de dezembro, que registrou variação de 0,66%, 0,09 ponto percentual acima da taxa anterior. No mercado futuro de juros, as projeções da taxa Selic oscilam perto da estabilidade. O risco-país brasileiro, medido pelo banco JP Morgan, opera estável, aos 317 pontos centesimais.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.