| hmin
Mais dois municípios do Oeste catarinense adotam o racionamento de água: Nova Erechim e Santa Helena. Em Nova Erechim, uma das barragens secou e a outra tem apenas 50% da capacidade, segundo o chefe de Operações da Companhia de Águas e Saneamento (Casan) no Oeste, João da Luz. A cidade foi dividida em duas regiões, para alternar o uso durante meio dia para cada uma dessas zonas.
Em Santa Helena, os registros são abertos para a população somente das 6h às 14h. No restante do tempo, os caminhões pipas são recarregados. Segundo o secretário de Agricultura, Vilson Oro, 600 famílias enfrentam o problema de falta de água. Diariamente são distribuídos 300 mil litros no interior e na cidade. O secretário afirmou que caso a situação persista será necessário captar água do Rio Peperi, na divisa com a Argentina, ou em outro município. Na semana passada, Seara anunciou o racionamento. Chapecó, Tunápolis, Faxinal dos Guedes e Nova Itaberaba também correm o risco de ter que adotarem manobras no abastecimento.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil no Estado, coronel Sidney Pacheco, atualmente 96 municípios estão em situação de emergência. Além de Chapecó, Santa Helena e Nova Itaberaba, a Defesa Civil tem caminhões pipas em Irani, Maravilha, Pinhalzinho, Iporã do Oeste, Ouro, Joaçaba, Herval do Oeste, Quilombo, Palma Sola, Capinzal e São José do Cedro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.