| hmin
O racionamento de água devido à estiagem que atinge o oeste catarinense já chega à zona urbana. O município de Seara já adotou o racionamento. Chapecó e Nova Erechim estão com o abastecimento ameaçado, segundo o Chefe de Operações da Companhia de Águas e Saneamento (Casan) no oeste, João da Luz.
Em Seara, o Rio Caçador corre somente em um filete, e a barragem de captação está quase seca. As bombas funcionam durante uma hora e precisam ficar paradas por mais duas para que o reservatório acumule um pouco de água. Segundo o gerente local da Casan, Écio Bordignon, a estação tratava 136 mil litros por hora durante 15 horas diárias. Agora, os equipamentos operam apenas oito horas por dia.
As 2,4 mil residências da cidade foram divididas em quatro regiões para alternar o abastecimento. Bordignon informou que muitas famílias ficam de seis a sete horas por dia sem água. Em algumas residências, os bombeiros estão auxiliando no abastecimento.
Em Chapecó, deverá ocorrer uma reunião nesta terça, dia 26, entre a Casan e a Defesa Civil. Segundo João da Luz, a barragem do Lajeado São José está 60 centímetros abaixo do normal. Será feita uma nova medida para avaliar a situação. Se o nível não permanecer estável provavelmente será decretado racionamento.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.