| 25/11/2005 14h54min
Num momento de fragilidade política do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o PSB, partido da base aliada, organizou um seminário sobre política econômica que deu espaço para críticas diretas e indiretas ao ministro. O próprio vice-presidente da República, José Alencar, participou do seminário e atacou a política econômica conduzida por Palocci, especialmente a taxa de juros.
Alencar explicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao assumir o governo, teve que adotar uma política econômica rígida porque havia um cenário desfavorável com perspectiva de aumento de inflação e desequilíbrio nas contas públicas. Mas afirmou que é preciso aproveitar a recuperação econômica para levar o país ao lugar que ele merece entre os países desenvolvidos.
– Deveríamos aprender com os ingleses. Time is money. Tempo é dinheiro. Estamos perdendo um grande tempo de recuperação da economia para colocar o Brasil no patamar que lhe pertence e que os brasileiros merecem no campo social e de certa forma têm condições de conquistar – afirmou.
Durante o seminário, o vice-presidente disse que uma das características do brasileiro é ser pacato e afirmou que os brasileiros são pacatos demais. Inclusive, Alencar pensa que o início da segunda parte do hino brasileiro deveria mudar e contou que, quando era estudante, sugeriu isso a uma professora e foi repreendido por ela.
– A professora zangou comigo porque eu queria mudar um pedacinho do hino. Eu fiquei complexado. Em vez de deitado eternamente em berço esplêndido deveria ser desperto e vigilante em solo esplêndido. Pode ver, a métrica dá certinho – disse Alencar, que cantou o hino com a sugestão de mudança.
AGÊNCIA O GLOBOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.