| 22/11/2005 09h48min
As autoridades sanitárias do Vietnã confirmaram hoje que um vietnamita de 15 anos contraiu o vírus H5 da gripe aviária, cuja cepa H5N1 matou 42 pessoas e milhões de aves no país.
O diretor do Instituto Nacional de Higiene e Epidemiologia, Nguyen Tran Hien, confirmou que o jovem tem o vírus H5 da gripe aviária, mas ainda não se determinou se se trata da cepa H5N1.
A nova vítima chama-se Vu Van Hoa, adoeceu no último dia 14 e foi internada em um hospital da cidade de Hai Pong dois dias mais tarde.
Na quinta foi transferido ao Hospital Nacional Pediátrico de Hanói, onde está e apresenta bom estado.
O diretor do departamento de Saúde da cidade Hai Phong, Nguyen Van Vi, declarou que o doente "reside em um distrito da periferia chamado Tien Lang, no qual há casos de gripe aviária desde o início de outubro".
A gripe aviária estendeu-se neste mês por 13 das 64 províncias e cidades especiais do Vietnã, e as autoridades temem que a situação piore durante o inverno.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem registrada a reaparição da gripe aviária na Coréia do Sul em dezembro de 2003 e, neste ano, chegou à Europa.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.