| 09/11/2005 11h38min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta de 0,06% hoje, com o Índice Bovespa em 30.989 pontos. Às 11h, o dólar à vista ampliava a queda para 1,05%, cotado a R$ 2,169 na compra e R$ 2,171 na venda.
Apesar do clima essencialmente positivo, o mercado de ações começa o dia atento aos números da produção industrial brasileira, que foram mais fracos que o esperado. A produção caiu 2% de agosto para setembro, segundo dados da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sobre o mesmo mês de 2004 houve alta de 0,2%, a menor desde setembro de 2003. De janeiro a setembro, a indústria cresceu 3,8%, contra estimativa de 4,17% do mercado.
Mas a notícia pode ter uma leitura positiva no mercado de ações, ávido pela queda dos juros e incentivos à economia. É que com a economia mais fraca fica reforçada a necessidade de o Banco Central continuar a reduzir os juros básicos da economia, evitando uma estagnação econômica.
No
mercado de câmbio, o dólar se mantém na
menor cotação desde abril de 2001, movido por fatores internos e externos. Um dos destaques desta manhã é a nova emissão soberana do Tesouro Nacional. Apesar de ser esperada, a operação indica que a demanda internacional é favorável a ativos brasileiros e sinaliza que empresas do setor privado poderão fazer o mesmo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.