Notícias

 | 06/04/2004 17h11min

MST e Via Campesina fazem dia de protestos no Rio Grande do Sul

Representantes dos manifestantes devem se reunir com Rossetto e Rigotto na quarta

Agricultores realizaram nesta terça-feira, dia 6, mobilizações em várias regiões do Rio Grande do Sul. As manifestações promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pela Via Campesina reivindicaram cestas básicas para assentamentos, prorrogação de prazo para pagamentos de dívidas e criação do Bolsa Estiagem.

Nesta quarta-feira, dia 7, representantes dos manifestantes deverão se reunir com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. O MST bloqueou durante cerca de uma hora cinco trechos de rodovias em seis municípios diferentes. Pela manhã, os manifestantes interrompeu o trânsito na entrada de Porto Alegre pela BR-290 na altura da ponte do Guaíba.

Depois de negociarem com os manifestantes, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o governo do Rio Grande do Sul prometeram a liberação de alimentos para o acampamento de Arroio dos Ratos. No município de Nova Santa Rita, sem-terra acampados às margens da BR-386 invadiram um supermercado. A Brigada Militar foi acionada e impediu o saque.

Milhares de pequenos agricultores ligados à Via Campesina promoveram marchas e protestos nas localidades de Pelotas, Ijuí, Bagé, Santa Cruz do Sul, Erechim e Sarandi. Os manifestantes pediram ações do governo para amenizar os efeitos da estiagem.

As informações são da Rádio Gaúcha.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.