Notícias

 |  hmin

Perigo nuclear faz EUA aceitarem volta de inspetores ao Iraque

Os Estados Unidos abriram as portas para os inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) examinarem os locais de produção de armas nucleares do Iraque, depois que a agência nuclear da ONU alertou para a possibilidade de uma situação emergencial de contaminação.

Conforme o secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, qualquer decisão final sobre o envio dos inspetores para investigar saques em centros nucleares, possíveis contaminações por material radiativo e a retirada de produtos perigosos desses locais provavelmente será tomada em discussões entre Washington e a ONU.

Os EUA têm sido acusados de obstruir o pedido da Agência Internacional de Energia Atômica Internacional (AIEA), com sede em Viena, para que seus especialistas sejam readmitidos no Iraque pós-guerra. Rumsfeld observou que a AIEA lacrou antes da guerra o centro de pesquisa nuclear Tuwaitha e outros locais nucleares e que os inspetores da agência estariam, aparentemente, em condições de comparar a situação anterior com a situação atual.

A AIEA disse que material radioativo roubado poderia acabar nas mãos de terroristas, sendo usado na produção de bombas sujas, que combinam material radiativo com explosivos convencionais, como o dinamite, para espalhar radioatividade por uma ampla área. Na segunda, dia 19, a agência informou que recebe informações diárias de saques e destruição em locais nucleares e que uma situação emergencial de contaminação nuclear pode estar em andamento.

A AIEA recebeu informações de urânio sendo retirado de contêineres e jogado no chão por pessoas que querem usar os recipientes em atividades domésticas. Também há relatos de fontes radioativas sendo roubadas e retiradas de seus escudos protetores.

Com informações da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.