| 22/12/2009 18h31min
O governo federal vai investir R$ 40 milhões para incentivar manejo florestal em 2010. O plano, lançado nesta terça, dia 22, em Brasília, vai beneficiar 18 mil famílias em sete Estados.
A intenção é explorar, sem desmatamento, 35 florestas comunitárias nas regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste. As áreas serão divididas em vários lotes e a cada ano as famílias vão extrair madeira e produtos de um deles. Também estão previstas a criação de cooperativas de agricultores familiares e o investimento em apoio técnico, que deve ultrapassar R$ 17 milhões.
— O objetivo é entrar em uma trajetória de que as populações que lá estão possam produzir, aumentar a rende e viver com dignidade sem desmatar — disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
O plano é parte de uma estratégia para cumprir as metas de redução do desmatamento. O ministro do Ambiente, Carlos Minc, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar ainda este ano o Plano Nacional de Mudanças Climáticas.
— Copenhague não ocorreu muito bem, mas o Brasil vai fazer a sua parte e nós vamos cumprir as nossas metas — avaliou Minc.
O compromisso do Brasil de reduzir as emissões de gases poluentes também deve pautar as discussões do Código Florestal no Congresso, que ficaram para 2010.
— Não vão desfigurar o código florestal brasileiro, isso é incompatível com os compromissos que o presidente Lula assumiu e foi aplaudido pelos representantes de 192 países — completou Minc.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.