Notícias

 | 16/12/2009 06h45min

Retrospectiva: Presidente da Abramilho acredita que falta de crédito prejudicou produtores

Odacir Klein avalia que falta de demanda pelo milho trouxe dificuldades para obter melhores preços

Atualizada às 21h28min Nestor Tipa Júnior | Porto Alegre (RS)

Os representantes das principais entidades do agronegócio brasileiro fazem um balanço do ano 2009 e traçam as perspectivas para 2010.

A falta de crédito fez com que não ocorresse reposição de estoques e trouxe dificuldades de mercado para os produtores de milho. Segundo o presidente da Abramilho, Odacir Klein, houve um estoque de passagem abundante, em consequência de que havia milho ofertável em grande volume. Diante disso, para ele, como a demanda não era tão expressiva como no ano anterior, houve problemas durante todo o ano relativos a questão de preço.

— É verdade que houve presença do poder público. A Conab promoveu diversos leilões, principalmente no Centro-Oeste, havia excesso de produção, principalmente originária da safrinha, e isso normalizou um pouco a situação, mas houve dificuldades relativas a preço do milho no decurso de todo o ano — acredita.

Klein informa que em Estados como o Rio Grande do Sul, por exemplo, a estiagem também prejudicou o mercado. Para o presidente, o Rio Grande do Sul é um Estado que, quando produz milho, nas condições normais e sem intempéries, supre o mercado tranquilamente.

— Mas com qualquer dificuldade, nós passamos a não ter condições de abastecimento do mercado em sua plenitude, e foi o que ocorreu neste ano de 2009 em razão da estiagem.
 
Questionado sobre a desvalorização do Dólar frente ao Real, Klein afirma que a questão cambial afeta mais o mercado do milho em função das dificuldades das exportações de carnes, já que a exportação de milho é reguladora de mercado. Ele diz que o grande consumo é no mercado interno, já que a exportação do milho não é tão expressiva.

— Agora, no momento em que há dificuldade cambial, e os preços dos derivados de milho, principalmente das proteínas animais caem no mercado mundial, há uma transferência desta dificuldade para o produtor de milho que é um abastecedor através do comércio de rações. Então todas estas dificuldades foram muito fortes.
 
Para o presidente da Abramilho, o ano de 2010 não deve trazer grandes variações cambiais. Em relação aos preços, ele projeta uma demanda interna inclusive com um mercado de derivados de milho, principalmente proteínas animais, melhorando. Em consequência disso, segundo Klein, os preços devem ser razoáveis e estabilizados no decurso de 2010.

Sobre as projeções para a próxima safra, Odacir Klein afirma que haverá uma diminuição de área de plantio, mas de outra parte não há previsão de estiagens tão acentuadas como no ano anterior. Ele salienta que, pela primeira vez, será acentuado de sementes transgênicas, chegando a praticamente metade da área no país, o que irá aumentar a produção.

— Todos os que plantaram sementes trangênicas estão dizendo que tiveram bom resultado, porque o fato de a semente transgênica ser resistente a determinados agentes externos ou permitir a aplicação de determinados defensivos, faz com que haja um aumento de produção ou que não haja quebra de produção por causa da ação destes agentes externos - afirma Klein.

O presidente da Abramilho não estima perdas significativas devido aos temporais dos últimos tempos no sul do Brasil.

— Eu tenho recebido informações de que pode haver prejuízo, mas não será um prejuízo tão acentuado. Acentuado seria realmente falta de chuva, falta de água em época que elas são necessárias para a planta.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.