Notícias

 |  hmin

Violência volta ao Iraque, mas Bush vai declarar fim de combate

Um ataque com granadas feriu nesta quinta, dia 1º de maio, sete soldados dos Estados Unidos no Iraque, no momento em que o presidente George W. Bush se prepara para anunciar o final dos combates.

Iraquianos de Falluja, cidade muçulmana sunita a oeste de Bagdá, atacaram uma base dos EUA e feriram os soldados. A ação foi uma aparente vingança pela morte de 15 moradores locais por disparos de tropas norte-americanas contra multidões nesta semana, disse um militar.

– O ataque foi uma expressão de raiva de poucas pessoas na cidade depois do que aconteceu – disse o capitão dos EUA Alan Vaught. Nenhum dos soldados feridos corre risco de morte, disse o capitão.

O médico Talib al-Janabi, chefe de um hospital particular de Falluja, disse que os moradores da cidade não gostam da maneira como os norte-americanos patrulham as ruas, "olhando dentro das casas e vigiando em frente às escolas como caubóis".

– Eles disseram que viriam nos libertar do regime de Saddam Hussein. Mas não deveria ser assim – afirmou o médico.

Bush deverá declarar o fim dos combates no Iraque nesta quinta-feira, às 22h, a bordo de um porta-aviões norte-americano. Ele deverá ressaltar que agora as atenções estarão voltadas para a reconstrução do Iraque.

– O presidente também dirá ao povo americano que ainda há objetivos importantes a serem alcançados no país e na guerra ao terrorismo – contou à rede CNN o diretor de comunicações da Casa Branca Dan Bartlett. – Estamos ainda procurando e iremos encontrar as armas de destruição em massa que Saddam Hussein escondeu em seu país.

O presidente planeja uma entrada triunfal. Ele voará para o porta-aviões USS Abraham Lincoln, na costa oeste dos EUA, a bordo de um avião S-3B-Viking e sentirá o baque do pouso, já que o aparelho será "agarrado" pelos cabos na pista do navio.

O principal comandante de Bush no conflito do Iraque, o general Tommy Franks, disse na terça que as maiores operações de combate já haviam terminado. As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.