| 06/12/2009 10h30min
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) libera no mês de dezembro R$ 7,4 milhões para aprimorar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Mato Grosso. O ministro Guilherme Cassel recebeu nessa semana o vice-governador do Estado, Silval Barbosa, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), além de deputados que solicitaram ao MDA apoio para recuperar a Empresa matogrossense de assistência técnica (Empaer).
De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, existem no Mato Grosso 86,167 mil estabelecimentos de agricultores familiares que representam 76% do total de estabelecimentos agropecuários do Estado.
– A assistência técnica adequada a esses agricultores é de fundamental importância para incrementar a produção da agricultura familiar que responde por 72% de toda a produção leiteira de Mato Grosso e envolve mais de 26 mil produtores – destacou Cassel.
O secretário de Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Sanches, lembrou que a Empaer necessita se reestruturar e contratar mais técnicos para poder prestar um serviço de qualidade aos agricultores.
Os resultados do Censo Agropecuário 2006, que mostram a importância da produção da agricultura familiar, trazem ainda outras informações importantes sobre a produção do setor no Estado. O número de trabalhadores empregados na agricultura familiar é de 4,4 empregados por 100 hectares contra apenas 0,3 empregados na agricultura não familiar. Grande parte da mandioca (87%), do café (89%) e de suínos ( 30%) são produzidos pela agricultura familiar em Mato Grosso.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.