Notícias

 | 01/12/2009 17h50min

"É assunto para a PF", diz Lula sobre crise no DF

Na Ucrânia, presidente evitou comentar o suposto escândalo de corrupção que envolve Arruda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva evitou comentar hoje, mais uma vez, o suposto escândalo de corrupção, que envolve o governador do Distrito Federal (DF), José Roberto Arruda, ao chegar para visita à Ucrânia.

Lula respondeu apenas com um gesto de negativo, ao ser questionado se o caso ajudaria a candidatura do PT à sucessão presidencial em 2010:

— Isso é um assunto para o diretor da Polícia Federal.

O presidente Lula ficará em Kiev, capital da Ucrânia, por um dia. A visita tem como principal objetivo ampliar o comércio com o país do leste Europeu, um dos maiores mercados da região, com 46 milhões de habitantes.

A Ucrânia é o principal fornecedor de fertilizantes para a agricultura brasileira, contratos que respondem por mais 70% das vendas ucranianas para o Brasil. Já metade das exportações do Brasil, que totalizam 550 milhões de dólares, são de carnes e miúdos. O país também é um importante fornecedor de máquinas agrícolas e automóveis.

O governo brasileiro ainda busca ampliar os acordos para exploração espacial, parceria que iniciou em 2000 com a assinatura do Tratado que criou a Alcântara Cyclone Space, empresa binacional especializada no lançamento de foguetes ucranianos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

O Tratado será discutido nesta noite, em encontro privado entre o presidente Lula e o presidente ucraniano, Victor Yushchenko. O tratado prevê o lançamento do primeiro foguete para levar ao espaço satélites comerciais no fim de 2010. No entanto, segundo técnicos que participam do projeto, o cronograma está atrasado.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.