Notícias

 | 27/07/2009 08h48min

Suco de uva cai no gosto do consumidor e tem aumento significativo nas vendas

Produto dá novo ânimo para vinícolas, apesar da queda de 15,9% na safra

Na contramão dos grandes estoques de vinho no país, o suco de uva é a nova alternativa para impulsionar o setor vitivinícola.

Isso porque, ao contrário do vinho, a produção de suco é comercializada praticamente toda no mesmo ano em que é fabricada. Em 2009, 45% da uva comum colhida no Rio Grande do Sul foi destinada à produção da bebida, alta de 15% em relação aos anos anteriores.

– Essa é uma fatia muito importante do mercado, que tem se desenvolvido muito bem – garante o diretor executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.

Nos últimos cinco anos, a venda de suco de uva duplicou, atingindo crescimento de 117%. Os fatores para explicar essa alta podem ser desde os benefícios que a uva traz à saúde até a lei seca, que estimulou as pessoas a provarem outras bebidas. Paviani avalia que o consumo só não foi maior porque não havia mais produção. Com isso, os vitivinicultores estão de olho nesse mercado em expansão.

A safra gaúcha de uva, matéria-prima para cerca de 90% dos vinhos brasileiros, sofreu queda na produção de 15,9% em relação ao ano passado, para 533,26 milhões de quilos. Mas Paviani relativiza:

– Essa menor produção pode gerar um equilíbrio nos estoques.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.