Notícias

 | 07/07/2009 17h14min

Greenpeace promove ato em defesa da Amazônia em entrega de prêmio a Lula

Dois ativistas subiram ao palco da premiação segurando cada um uma faixa

Atualizada às 20h10min

Ativistas da organização ambientalista Greenpeace fizeram nesta terça, dia 7, em Paris, uma manifestação pedindo a preservação da Amazônia, durante a cerimônia na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um prêmio da Unesco em Paris, na França.

Dois ativistas subiram ao palco da premiação segurando cada um uma faixa com a frase “Lula, salve a Amazônia, salve o clima”, escrita em inglês e português. Ao discursar, o presidente Lula comentou o episódio.

— O alerta desses jovens vale para todos nós, porque a Amazônia tem que ser realmente preservada e cuidada com muito carinho — disse o presidente da República.

Lula falou sobre a crise financeira internacional, afirmando que as economias mais pobres são as que mais sentem os efeitos. Ele ainda criticou o “nacionalismo protecionista” adotado por países em razão da crise.

— Os imigrantes veem sua situação piorar a cada dia com o recrudescimento da xenofobia nos países ricos. Não é substituindo o conservadorismo fracassado por um nacionalismo protecionista que vamos sair dessa crise. É a atuação conjunta e o esforço coordenado que surgirão efeito — acrescentou Lula.

O presidente recebeu da Unesco o Prêmio Félix Houphouët-Boigny pela Busca da Paz. O presidente foi escolhido por sua atuação em ações em busca da paz, da democracia e da erradicação da pobreza.

Durante o discurso, o presidente agradeceu o prêmio e lembrou parte de sua trajetória.

— Lutei nas fábricas, nos espaços sindicais e na arena política de meu país. Em todos esses momentos, sem perder a combatividade, nunca renunciei à busca do entendimento, a construção de consensos e o fortalecimento da democracia — finalizou Luiz Inácio Lula da Silva.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.