Notícias

 |  hmin

Bush afirma que libertar os iraquianos é o objetivo da guerra

O presidente George Bush disse na tarde desta segunda-feira, dia 31, em discurso para a Guarda Costeira americana, na Filadélfia, que a guerra no Iraque é uma luta pela liberdade. Bush, em homenagem aos cidadãos da cidade, lembrou que a Filadélfia foi palco da primeira declaração de liberdade dada pelos americanos, numa menção ao documento que marcou a independência dos Estados Unidos.

O presidente também homenageou o Exército americano que luta no Iraque, e fez questão de inumerar as vitórias de seu país. Bush disse que desde o começo do conflito, há 11 dias, os americanos já dominaram rotas terrestres e o espaço aéreo iraquiano e impediram a queima de poços de petróleo pelas forças iraquianas.

Disse ainda que o perigo do lançamento de mísseis contra os países vizinhos ao Iraque hoje é menor, assim como as condições precárias de vida dos iraquianos, que melhora à medida em que os programas de ajuda humanitária são retomados no país.

– Dia a dia estamos mais próximos da vitória – disse.

Segundo o Bush, o povo iraquiano vive sob um regime de "medo e opressão". Ele lembrou os episódios ocorridos na semana passada em Basra, quando tropas iraquianas atiraram contra civis que tentavam deixar a cidade. Lembrou também a descoberta de hospitais e escolas no Iraque usados por grupos paramilitares.

Bush justificou a resistência dos iraquianos contra o avanço de suas tropas dizendo que muitos têm medo de se voltar contra Saddam e alegou que isso acontece há duas décadas. O presidente, entretanto, disse que as forças anglo-americanas não vão desistir.

– Nós estamos chegando para trazer alívio. Nós estamos chegando, e não vamos parar até libertarmos esse país – concluiu.

As informações são da Globo News.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.