Notícias

 |  hmin

Coalizão bombardeia Bagdá e se aproxima da cidade

As tropas americanas enfrentaram a Guarda Republicana do Iraque ao sul de Bagdá nesta segunda, dia 31, enquanto aviões ocidentais faziam violentos bombardeios sobre a capital, aumentando a pressão sobre o regime de Saddam Hussein.

Houve combates nos arredores da antiga Babilônia e em vários outros locais ao longo do rio Eufrates. Com os avanços da segunda-feira, as tropas anglo-americanas já estão a 80 quilômetros de Bagdá. Segundo o general Vincent Brooks, há unidades de elite do Iraque em sérias dificuldades. Entretanto, o Iraque continua desafiando o poderio ocidental e Saddam apareceu na TV ao lado de seus dois filhos. Foi a primeira vez que o mais velho deles, Uday, foi visto no vídeo desde o começo da guerra, em 20 de março. Não se sabe quando as imagens foram feitas.

Nesta segunda, mais mísseis e bombas de vários tipos caíram sobre Bagdá, como parte da estratégia anglo-americana de eliminar as defesas da cidade antes da invasão. Três grandes explosões abalaram o centro da capital à tarde. Uma delas atingiu um palácio usado pelo caçula de Saddam, Qusay, que comanda a Guarda Republicana. Pouco antes, foram ouvidos muitos disparos de artilharia no lado sul da cidade. Também houve explosões a sul e a oeste.

Segundo os Estados Unidos, a Guarda Republicana e as milícias do Iraque sofreram pesadas baixas em combates perto de Hindiya e Hilla, no caminho que leva a Bagdá. Pelo menos um soldado norte-americano também morreu. O chanceler iraquiano, Naji Sabri, chamou os anglo-americanos de mercenários e prometeu que eles vão morrer no deserto. Segundo ele, a cada dia que passa, eles se atolam mais fundo na lama da derrota, e suas baixas estão aumentando.

Com informações da Agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.