| 27/04/2009 19h48min
A estiagem, que castiga o Oeste do Estado, também está causando prejuízos na Serra catarinense. Em São José do Cerrito não chove há 45 dias e o prefeito, José Maria Oliveira Branco, decretou situação de emergência. Ele espera ajuda dos governos federal e estadual para minimizar os efeitos da seca.
As famílias que moram nas localidades rurais, que representa 40% da população da cidade, são as mais atingidas. Lavouras tiveram perda de 50%, as plantações de milho são as que tiveram maior perda. Por causa da falta de chuva os grãos das espigas perderam resistência.
Os animais também sentem os efeitos da seca. Por causa da estiagem os açudes secaram e muitos moradores têm que dividir a pouca água que tem com os animais, principalmente com o gado leiteiro, que já tem registra diminuição na produção de leite.
— Caso continue assim, vou ter que comprar água — desabafa a agricultora Maria Barreto Motta.
Segundo dados da Empresa de
Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), o
volume de chuva na cidade é entre 200 a 300 milímetros, mas no mês de abril a quantidade de chuva na região não passou de 26 milímetros. A previsão para os próximos dias é de dias secos sem chuva.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.