| 16/04/2009 20h17min
Herval D'Oeste e Erval Velho, no Meio-Oeste catarinense, devem decretar situação de emergência, nesta sexta-feira, por conta da estiagem. Não chove o suficiente nos dois municípios há cerca de 50 dias.
As perdas chegam a 100% nas lavouras de milho. No interior, começa a faltar água para o consumo humano. A escassez de chuvas na região fez com que o Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Santa Catarina se dispusesse a transportar água até as localidades mais afetadas. Dois caminhões tanque devem chegar nesta sexta-feira do litoral e iniciar o transporte.
Uma reunião na Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) de Joaçaba com os 13 prefeitos da área de abrangência do órgão proporcionou o levantamento da estiagem na região. A situação está mais crítica em Jaborá, Ouro, Erval Velho e Herval D'Oeste.
Em Jaborá, a água para o consumo humano está no limite e máquinas transportam água para os animais no interior. Em Ouro, a safrinha de milho
foi totalmente perdida. Em Erval Velho e
Herval D'Oeste, os moradores rurais sofrem com a falta de água. Há prejuízos na pecuária e, sobretudo, nas lavouras.
Em alguns períodos da tarde, adota-se rodízio no abastecimento do interior. As culturas de inverno, como a alfafa, passaram do ponto de serem semeadas. Segundo o secretário Jair Antonio Lorenzetti, os números dos prejuízos ainda não foram contabilizados pelas prefeituras.
— A partir de hoje, os prefeitos tomarão nota dos números negativos causados pela falta de chuva. Os prejuízos estão a olhos vistos, mas não foram contabilizado — disse.
Ajuda que vem do litoral
Nesta sexta-feira, devem chegar dois caminhões tanque que levarão água aos moradores rurais. A ajuda do Corpo de Bombeiro vem do Vale do Itajaí.
— Quando eles tiveram os problemas com a enchente, nós ajudamos. Agora, retribuem nosso gesto — afirmou o sargento Dhiemis Metz Pinheiro.
A água levada
pelos bombeiros servirá para sanar as necessidades primárias dos moradores e
consumo animal. Não é potável, portanto não pode ser ingerida por seres humanos em função da contaminação pela ferrugem dos caminhões. O abastecimento deve ocorrer até a situação se regularizar.
Municípios em situação de emergência |
Abdon Batista Águas de Chapecó Águas Frias Anchieta Bandeirante Barra Bonita Belmonte Caibi Canoinhas Caxambu do Sul Cerro Negro Chapecó Coronel Freitas Cunhataí Descanso Galvão Guarujá do Sul Guatambu Iporã do Oeste Irineópolis Itá Itapiranga Lajeado Grande Mafra Major Vieira Maravilha Mondaí Nova Erechim Paial Palmitos Papanduva Paraíso Planalto Alegre Presidente Castello Branco Princesa Romelândia Santa Helena São João do Oeste São José do Cedro São Miguel do Oeste Seara Sul Brasil Três Barras Tunápolis Xaxim |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.