Notícias

 | 19/02/2009 17h31min

Produtores argentinos convocam nova greve

Venda de carnes e grãos estará suspensa a partir desta sexta

As quatro entidades que representam os produtores rurais da Argentina aceitaram nesta quinta, dia 19, uma proposta do governo para dialogar, mas ao mesmo tempo, anunciaram uma nova paralisação a partir desta sexta, dia 20 - a primeira de 2009 - , após intensos protestos no ano passado.

Na próxima terça-feira, os dirigentes agropecuários se reunirão com a ministra de Produção, Débora Giorgi, mas até lá -mais especificamente, até o meio-dia de terça-, afirmam que manterão a pausa, deixando de vender carnes e grãos durante este período

Leite e demais produtos perecíveis serão excluídos da greve, e permanecerão sendo comercializados.

A ministra, por sua vez, afirmou que a convocação das federações à reunião acontece em uma conjuntura de crise global, que "exige o esforço de todos os argentinos".

A crise entre governo e produtores no país teve como estopim um aumento dos impostos às exportações de grãos, em março do ano passado.

A Argentina é o maior exportador mundial de girassol, segundo de milho, terceiro de soja e quarto de trigo, e ocupa também postos de relevância no comércio global de derivados (óleos e farinhas) destes grãos.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.