Notícias

 | 23/03/2003 05h25min

EUA admitem que míssil Patriot pode ter abatido avião inglês

Um míssil Patriot dos Estados Unidos pode ter abatido por engano um avião da Força Aérea Real da Grã-Bretanha neste domingo, dia 23, perto da fronteira com o Kuwait, disse um porta-voz do Pentágono. O porta-voz disse que a tripulação do avião está desaparecida, mas não deu detalhes adicionais. A aeronave desapareceu após completar uma missão na região do Golfo Pérsico.

Os Patriots são projetados para derrubar mísseis inimigos e o disparo equivocado contra um avião da coalizão é um golpe para a moral dos aliados, que já enfrentam resistência de forças iraquianas em terra. Foi a terceira tragédia aérea da Grã-Bretanha no conflito e ressalta os perigos da realização de ataques ininterruptos ao Iraque.

O primeiro ministro Tony Blair – que pela primeira vez obteve maioria de apoio à guerra do público britânico – enviou 45 mil soldados para ajudar os Estados Unidos a derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein. A Grã-Bretanha já perdeu 14 soldados em dois acidentes de helicóptero.

O acidente será debatido na reunião do gabinete de guerra ainda neste domingo, dia 23, quando Blair discutirá o progresso da ação militar com seus principais ministros. A decisão do premiê britânico de ir à guerra sem a bênção da ONU dividiu a Grã-Bretanha e o colocou em confronto com a oposição mais acirrada em seus seis anos de liderança.

As informações são da Agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.