Notícias

 | 22/03/2003 20h31min

General americano promete guerra "como nenhuma outra"

Chefe das operações no Golfo falou pela primeira vez depois do início dos combates

O chefe do Comando Central dos Estados Unidos, general Tommy Franks, disse neste sábado, dia 22, em seu primeiro pronunciamento à imprensa desde o começo do confronto que a guerra contra o Iraque será "como nenhuma outra na História". Franks falou no Qatar, país do Golfo Pérsico de onde controla as operações americanas, e alertou que dias difíceis estão à frente, mas que não havia dúvidas sobre a vitória na operação.

Segundo ele, o ataque ao Iraque tem como objetivo destituir Saddam Hussein e eliminar seus supostos arsenais de armas de destruição em massa. O general afirmou que a campanha será feita de "choque, surpresa e flexibilidade" e usará munições em uma "escala jamais vista". Segundo ele, estão sendo travados combates "de norte a sul, de leste a oeste do Iraque", com o objetivo de tomar pontes, aeroportos e plataformas de petróleo. De acordo com Franks, o plano aliado permite que comandantes ataquem os inimigos de acordo com os termos americanos.

- Nos próximos dias, vocês verão provas da veracidade da declaração do secretário de Defesa Donald Rumsfeld, quando ele disse que Saddam Hussein teve a escolha de entregar suas armas de destruição em massa ou perder o poder - afirmou Franks. - Ele escolheu de forma tola e agora vai perder os dois - ameaçou.

Franks disse ainda que suas forças estavam procurando por armas de destruição em massa no país, indicando que nenhuma foi encontrada ainda. O general disse ainda não saber se Saddam estava vivo ou morto.

As informações são da agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.