| 03/02/2009 19h35min
Nesta terça-feira, em Brasília, ao participar da cerimônia de posse do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge de Vasconcelos Lima, a governadora Yeda Crusius falou sobre as medidas implementadas por seu governo para equilibrar as finanças públicas e garantir ao Rio Grande do Sul a retomada dos investimentos.
Dessa forma, o Estado antecipou-se aos impactos da crise econômica mundial e, ao contrário da União e de outros Estados, não terá contingenciamento no Orçamento.
— Vamos investir R$ 2,370 bilhões até dezembro, graças ao ajuste das contas públicas, que resultou na elaboração de um orçamento realista e com déficit zero. Nosso objetivo é garantir a geração e a manutenção de empregos. Decidimos priorizar os setores que garantam infra-estrutura, como irrigação, energia e transporte — afirmou a governadora.
A governadora referiu-se também às ações do governo para redução dos gastos públicos, que possibilitaram o ajuste fiscal após
cerca de 40 anos de déficit,
permitindo que o Estado cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal e compromissos salariais com seus servidores.
Yeda citou ainda a redução do ICMS do trigo e de remédios, a mudança do sistema de tributação em todo o setor metal-mecânico, em 2008, a ampliação dos benefícios fiscais aos setores coureiro e moveleiro, o pagamento em dia de todos os fornecedores e o apoio à indústria do biodiesel.
As informações são do site do governo do RS.
Yeda com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (C), e o vice-governador de SP, Cláudio Lembo, durante a solenidade de posse
Foto:
Jefferson Bernardes, Palácio Piratini
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.