Notícias

 | 28/01/2009 22h29min

Israel ataca Gaza em resposta a lançamento de foguetes

Foi o primeiro ataque das milícias desde que o Hamas declarou cessar-fogo unilateral

O Exército de Israel bombardeou na noite desta quarta-feira a região de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em resposta a um ataque com foguete das milícias palestinas contra território israelense, informou à Agência Efe um porta-voz militar.

— Por volta das 00h30min (20h30min desta quarta-feira em Brasília), a aviação atacou um centro de fabricação de armas na zona de Rafah — afirmou o porta-voz, que acrescentou que a operação foi "em resposta ao lançamento de um foguete Qassam ontem (quarta-feira) à noite a partir do centro da Faixa de Gaza".

O foguete foi lançado por volta das 21h (17h de Brasília) e atingiu o kibutz Reim, na região de Eshkol, sem deixar vítimas.

Este foi o primeiro ataque com foguete das milícias palestinas desde que o Hamas declarou um cessar-fogo unilateral, horas após Israel ter feito o mesmo, no dia 18. Por enquanto, nenhuma milícia assumiu a autoria do ataque.

Na quarta-feira de manhã, as forças israelenses bombardearam no sul de Gaza vários túneis que ligam a Faixa com o Egito, no primeiro ataque aéreo contra a região após a declaração unilateral do fim das hostilidades, que colocou fim a 22 dias de contínuos ataques e a duas semanas de incursão terrestre.

Os bombardeios de quarta-feira foram a resposta do Exército a um ataque com bomba contra uma patrulha militar na zona de Kisufim na terça-feira de manhã, no qual um oficial morreu e outros três soldados ficaram feridos.

O Exército israelense atribuiu ao movimento islâmico Hamas, que governa Gaza, "a responsabilidade de manter a calma nas localidades do sul de Israel", e advertiu de que "responderá duramente a qualquer tentativa" que possa alterar a situação de cessar-fogo.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.