Notícias

 | 20/01/2009 15h02min

Presidente do STF discute caso Battisti com embaixador italiano

Diplomata deve defender extradição do ex-ativista

A decisão do governo brasileiro de conceder refúgio político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti é tema de um encontro previsto para às 15h30 desta terça-feira, em Brasília, entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise. No encontro, o diplomata deve reforçar o posicionamento de seus país, favorável à extradição.

Caberá ao STF decidir sobre a liberdade de Battisti. O tribunal vai avaliar um pedido de revogação da prisão preventiva do italiano. Desde março de 2007, ele está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Apontado como chefe de uma organização de extrema esquerda na Itália, ele foi condenado a prisão perpétua no seu país, acusado de envolvimento em em quatro assassinatos.

Com informações do G1.

Quem é Cesare Battisti
> Ex-militante comunista, em 1974 cumpriu pena por assalto. Mais tarde, ligado ao movimento Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), participou de ações políticas. Battisti foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos entre 1978 e 1979. A defesa alega que o italiano não teve possibilidade de ampla defesa. Ele foi julgado à revelia em 1993. Antes, em 1991, a França havia negado extradição pedida pela Itália. Fugiu da França para o Brasil em 2004. Foi preso em 2007, no Rio de Janeiro.

ZEROHORA.COM
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.