Notícias

 | 19/01/2009 13h47min

Obama cumpriu sonho de Martin Luther King, acreditam negros dos EUA

Líder dos direitos civis pronunciou seu famoso discurso “I Have a Dream" em 1963

Dois terços dos negros dos EUA acham que, com a eleição de Barack Obama, o "sonho" de Martin Luther King de terminar com a divisão racial está cumprido.

Segundo uma pesquisa da rede de televisão CNN publicada nesta segunda-feira, coincidindo com a comemoração do aniversário do líder dos direitos civis Martin Luther King, 69% dos negros afirmam que o sonho de King se completou nos 45 anos transcorridos desde que, em 1963, pronunciou seu famoso discurso I Have a Dream (Eu Tenho um Sonho)
.
A eleição de Obama, que toma posse nesta terça-feira, causa esta percepção, já que o número de que pensavam que o "sonho" se cumpriu dobrou desde março do ano passado, quando somente 34% dos negros pensavam assim.

Os brancos, porém, não são tão otimistas. Segundo a pesquisa da CNN, uma maioria de brancos acredita que ainda a caminho a percorrer para tornar realidade o sonho do líder dos direitos civis , de ter uma nação "onde as pessoas não sejam julgadas pela cor da pele, mas pelo caráter".

Ainda assim, o número de brancos que acredita que já se realizou o desejo de Martin Luther King também subiu, no mesmo período, de 35% para 46%.

A pesquisa da CNN foi realizada por telefone entre 12 e 15 de janeiro, com 798 brancos e 332 negros. A margem de erro é de 3% a 4,5%.



Escolha o modelito de Michelle Obama para a posse:

Clique no gráfico e veja as análises de jornalistas de ZH:

 

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.