Notícias

 | 21/03/2003 00h36min

EUA pedem o fechamento de embaixadas iraquianas

Os Estados Unidos pediram a outras nações que mandem fechar as embaixadas iraquianas espalhadas pelo mundo e que expulsem os principais representantes do presidente iraquiano Saddam Hussein.

O pedido foi feito por Washington pouco depois de atacar Bagdá nessa quarta, dia 19, tentando acabar com o poder de Saddam e tirar do país suas prováveis armas de destruição em massa. O Iraque nega possuir tais armas.

Conforme o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Richard Boucher, os Estados Unidos fizeram um pedido formal aos países em que o Iraque mantém presença diplomática para que a suspendam temporariamente. Com essas medidas, a expectativa é que uma autoridade iraquiana interina esteja estabelecida e que sejam nomeados representantes interinos em missões diplomáticas que possam de fato defender os interesses do povo iraquiano, e não representar um regime corrupto e impiedoso.

Boucher disse que o governo americano também pediu que outras nações congelem as contas de banco relacionadas ao Iraque, protejam os prédios das embaixadas e assegurem-se de que não haja destruição de seus registros. Segundo um funcionário do departamento de Estado, há embaixadas iraquianas em 56 países, seis (incluindo os EUA) com divisões de interesses iraquianos e um com um consulado iraquiano.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.