Notícias

 | 09/01/2009 21h45min

Dow Jones cai 1,64% arrastado por dados negativos do mercado de trabalho

Mercado Nasdaq retrocedeu 2,81% e o seletivo S&P 500 perdeu 2,13%

O índice Dow Jones Industrial, que reúne algumas das maiores empresas americanas, caiu nesta sexta-feira 143,28 pontos (1,64%), para 8.599,18.

O mercado Nasdaq retrocedeu 45,42 pontos, 2,81%, para 1.571,59, enquanto o seletivo S&P 500 perdeu 19,38 pontos (2,13%), para 890,35.

O Dow Jones perdeu 4,8% durante esta semana, Nasdaq 3,7% e o S&P 500 caiu 4,5%.

Os investidores de Wall Street receberam com alívio os dados oficiais de emprego e desemprego em dezembro pois, embora tenham mostrado uma forte erosão do mercado de trabalho no final de 2008, foram um pouco menos desfavoráveis do que alguns economistas esperavam.

Isso favoreceu para que o pregão transcorresse com certa calma e que os principais indicadores registrassem poucas variações em relação aos níveis em que se iniciaram as contratações.

A economia dos Estados Unidos perdeu 524 mil postos de trabalho no mês passado em relação a novembro, quando já tinham desaparecido 584 mil empregos.

Taxa de desemprego

A taxa de desemprego subiu em dezembro quatro décimos frente ao mês anterior, para 7,2%, o que representa o nível mais alto em 16 anos.

Durante 2008 se perderam 2,6 milhões de empregos, o que representa a maior queda anual desde 1945.

— Está claro que a situação (econômica) é atroz, está se deteriorando e requer medidas imediatas e urgentes — disse hoje o presidente eleito Barack Obama, que lembrou também que outros 3,4 milhões de americanos só têm emprego em tempo parcial.

O mercado esperava já números muito desfavoráveis, depois que a empresa privada de análise Automatic Data Processing (ADP) informou na quarta-feira de uma perda de 693 mil empregos no setor privado em dezembro.

Esse dia o índice Dow Jones caiu 2,7%, a maior queda em um mês, mas deixou a impressão de que o mercado estava disposto a encaixar com gravidade dados como esse e outros que mostraram depois de uma forte queda das vendas no varejo em dezembro, o mês mais importante para as contas anuais desse setor.

O Citigroup liderou hoje as quedas no índice Dow Jones Industrial, com depreciação de 5,7% em suas ações, em uma jornada na qual se soube que Robert Rubin, antigo secretário do Tesouro, apresentou hoje sua demissão como assessor e membro do Conselho de Administração nessa entidade.

As ações de American Express, Bank of America e JPMorgan, além do fabricante de alumínio Alcoa, registraram quedas de cerca de 4% e foram, junto a Citigroup, as que tiveram um final de semana mais negativo nesse índice.

Petróleo

As petrolíferas Exxon Mobil e Chevron finalizaram a sessão com um queda de quase 2% no valor de suas ações, em uma jornada na qual o barril de Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve) caiu 2,1% e fechou em US$ 40,83 no mercado nova-iorquino de matérias-primas.

Os títulos da Boeing caíram 0,76%, depois que se soube que a empresa vai recortar este ano 4,5 mil empregos em sua divisão de aviões comerciais.

O dólar caiu perante ao euro e ao iene e os bônus da dívida pública a dez anos subiram de preço, com o que sua rentabilidade se situava em 2,39%.

Entenda a crise:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.