Notícias

 | 17/12/2008 09h46min

Libra cai ao nível mais baixo frente ao euro desde a criação da moeda comum

Banco da Inglaterra avaliou a possibilidade de realizar um corte de juros ainda maior

A libra caiu hoje a seu nível mais baixo desde a criação do euro, em 1999, ao ser negociada esta manhã a 1,09 euro no mercado de divisas de Londres. A nova queda aconteceu depois da informação de que o Banco da Inglaterra (autoridade monetária) avaliou a possibilidade de realizar um corte de juros superior ao de 1% decidido há duas semanas.

As minutas da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra indicam que a autoridade monetária poderia cortar em breve ainda mais a taxa de juros, que está em 2%, o nível mais baixo desde 1951. Na eurozona, a taxa de juros está atualmente em 2,5%, o que beneficia ainda a divisa britânica.

Em relação ao dólar, a libra se mostrou na noite de terça-feira mais forte, depois do histórico corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano). A libra chegou a ser negociada a US$ 1,57, depois que o Fed reduziu os juros a um nível também histórico de entre 0% e 0,25%.

Segundo o economista-chefe para a Europa da Capital Economics, Jonathan Loynes, as minutas de dezembro do Comitê de Política Monetária e os últimos dados do mercado de trabalho parecem basear a idéia de que o Banco da Inglaterra seguirá em breve o caminho do Fed e reduzirá os juros quase até zero. Hoje, foram divulgados os números mais recentes sobre o desemprego no Reino Unido, que indicam uma alta até 6% da população ativa, o número mais alto desde 1997.

Saiba mais sobre a crise:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.