Notícias

 | 05/12/2008 08h17min

Brown pedirá aos bancos que repassem corte dos juros aos clientes

Banco da Inglaterra reduziu a taxa de juros para 2%, o nível mais baixo desde 1951

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, afirmou hoje que pedirá aos bancos que repassem aos clientes com hipotecas o corte das taxa básica de juros definida pelo Banco da Inglaterra que a reduziu para 2%.

— Estamos falando com os bancos. É preciso lembrar que a última vez que houve um corte (em outubro), tivemos que falar com eles antes que fossem repassados (aos clientes), e vamos falar com eles outra vez — disse Brown à rede GMTV.

São muito poucas as entidades de crédito hipotecário que afirmaram que baixarão os juros a seus clientes. O chefe do governo disse que a queda determinada ontem, de 1 ponto, era necessária para reativar a economia. Acrescentou que a situação econômica melhorará quando "tivermos o nível de cooperação internacional que precisamos":

— Este é um problema global e necessitamos de medidas de outros países também, e é isso que vou enfatizar na segunda-feira.

Brown se referiu à reunião prevista para a próxima segunda-feira, em Londres, entre representantes da União Européia (UE) e empresários europeus, para analisar a crise econômica. A convite do primeiro-ministro do Reino Unido, participarão deste encontro o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, o presidente francês e do Conselho Europeu, Nicolas Sarkozy, e vários empresários.

O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra reduziu ontem em 1 ponto a taxa de juros e a deixou em 2%, o nível mais baixo desde 1951. Em uma tentativa de reativar a economia, é o terceiro corte consecutivo da taxa de juros, que há apenas dois meses estavam em 5%.

Entenda a crise:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.