Notícias

 | 03/12/2008 08h03min

Vitória republicana na Geórgia impede controle democrata do Senado dos EUA

Senador Saxby Chambliss teve apoio da ex-candidata à vice-presidência Sarah Palin

O senador republicano Saxby Chambliss conseguiu hoje sua reeleição no estado da Geórgia, em um segundo turno na qual derrotou Jim Martin, o que impedirá os democratas de obter o controle decisivo do Senado dos Estados Unidos. Com 99% dos votos apurados, Chambliss obteve 57% dos votos, enquanto o democrata Martin conseguiu 43%, informa hoje o jornal The Atlanta Journal-Constitution em seu site.

A vitória de Chambliss frustrou a possibilidade de que o Partido Democrata do presidente eleito, Barack Obama, consiga uma maioria de 60 votos em um Senado de 100 membros, o que permite neutralizar as manobras dilatórias da oposição.

Chambliss, que recebeu um ativo apoio da ex-candidata à vice-presidência pelo Partido Republicano Sarah Palin, já tinha derrotado Martin em 4 de novembro — nas quais participou um terceiro candidato a senador, pelo Partido Libertário —, mas não conseguiu mais de 50% dos votos.

Com este resultado, os democratas somam 56 senadores e os republicanos, 41, além de dois independentes. O resultado no estado de Minnesota está ainda sujeito a uma nova apuração dos votos. Nas eleições presidenciais de 4 de novembro, a vitória na Geórgia foi para o candidato republicano John McCain.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.