Notícias

 | 01/12/2008 17h54min

Hillary e Gates serão destaques da equipe de Segurança Nacional de Obama

Primeira tarefa do secretariado é colocar-se imediatamente em contato com seus pares na administração atual

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, apresentou nesta segunda-feira sua equipe de Segurança Nacional, que terá como destaque Hillary Clinton, no cargo de secretária de Estado, e Robert Gates, que continuará à frente da Defesa.

O advogado Eric Holder, que já ocupou durante o mandato de Bill Clinton o posto de número 2 da Justiça, liderará este departamento. Já a governadora do Arizona, Janet Napolitano, será a responsável de Segurança Nacional, anunciou Obama em entrevista coletiva em Chicago, a quinta desde sua vitória nas eleições presidenciais. O ex-comandante das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e general reformado James Jones ficará à frente do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca e uma das principais assessoras de Política Externa da campanha de Obama, Susan Rice, será a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU).

A maioria deles já colaborou em diversas circunstâncias, principalmente durante o mandato de Bill Clinton, embora nem sempre estivessem de acordo entre si. As divergências já surgiram até mesmo entre Hillary e o presidente eleito, quando foram adversários durante as primárias. Perante a possibilidade de esta "equipe de rivais" — como alguns já a chamam nos EUA — se transformar em mais em uma luta de titãs, Obama afirmou que acredita "em personalidades fortes e opiniões firmes, que é como se geram as melhores decisões" e disse que como presidente fomentará um "debate enérgico" entre seus assessores. No entanto, afirmou que ele será "o responsável da visão geral" e por fixar os objetivos do governo e seus secretários e assessores serão responsáveis de fazer esses objetivos serem cumpridos.

O presidente eleito defendeu particularmente sua decisão de nomear sua adversária nas primárias como secretária de Estado. Obama assegurou que Hillary é agora uma "grande amiga" com a qual compartilha a opinião de manter a segurança dos EUA mediante uma combinação do poderio militar e da capacidade diplomática.

— Será uma secretária de Estado notável. Se eu não o achasse, não teria lhe oferecido o cargo, e se ela não achasse que tenho as qualidades necessárias para ser presidente, não o teria aceitado — afirmou.

Por sua vez, a senadora, que deverá renunciar à sua cadeira por Nova York para ocupar o novo cargo, se declarou "orgulhosa" de unir-se a Obama "nesta aventura difícil e excitante". Hillary terá que colaborar estreitamente com Gates, o atual secretário de Defesa e que aceitou continuar no cargo pelo menos por um ano com a nova administração.

Gates se declarou consciente de que o país está envolvido em duas guerras e que encara "outros desafios sérios em casa e no mundo todo". Já Eric Holder "protegerá as pessoas, manterá a confiança do público e respeitará a Constituição" à frente de seu departamento, segundo Obama. Por sua vez, Napolitano prometeu uma resposta "rápida, sensata, meditada e efetiva" às ameaças.

A maioria dos cargos anunciados neste segunda, com a exceção do de Jones como funcionário da Casa Branca e do de Gates, que já ocupa o cargo, deve ser confirmada em audiências no Senado. Em sua entrevista coletiva, Obama afirmou que "chegou o momento de um novo começo, de um novo amanhecer de liderança americana para superar os desafios do século XXI":

— Fortaleceremos nossa capacidade de derrotar nossos inimigos e de apoiar nossos amigos. Renovaremos antigas alianças e forjaremos outras novas e duradouras.

A equipe anunciada tem trabalho desde o primeiro momento. Sua primeira tarefa — colocar-se imediatamente em contato com seus pares na administração atual — fez-se ainda mais necessária após os atentados em Mumbai na semana passada, nos quais quase 200 pessoas morreram, seis delas americanas. Em relação a esses ataques, o presidente eleito, que expressou suas condolências, afirmou que ele e sua equipe estão "completamente comprometidos a eliminar a ameaça do terrorismo".

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.