Notícias

 | 01/12/2008 14h21min

Obama confirma Hillary Clinton como secretária de Estado dos EUA

Cargos devem ser confirmados pelo Senado em audiências para que a nomeação se efetive

Atualizada às 17h53min

O presidente eleito de EUA, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira os principais cargos de sua equipe de segurança nacional, entre eles sua ex-concorrente à candidatura presidencial pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, como secretária de Estado. Robert Gates continuará à frente da Defesa. Obama indicou também o advogado Eric Holder como secretário de Justiça e a governadora do Arizona, Janet Napolitano, como secretária de Segurança Nacional.

Uma das principais assessoras de política externa de Obama, Susan Rice, será a proposta da nova administração para ocupar a embaixada dos EUA na ONU, enquanto o general reformado James Jones, ex-chefe militar da Otan, será o novo conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca.

Todos estes cargos devem ser confirmados pelo Senado em audiências para que a nomeação se efetive.

Em sua entrevista coletiva, Obama afirmou que no século 21 deve "haver uma nova estratégia que use, equilibre e integre com habilidade todos os elementos do poder americano": a diplomacia e o Exército, seus serviços de inteligência e forças de segurança, sua economia e o poder de seu exemplo moral.

— A equipe que formamos conta com uma capacidade única para fazer exatamente isso. Compartilham meu pragmatismo sobre o uso do poder e meu sentido do propósito do papel dos EUA como líder no mundo — destacou.

Sobre Hillary Clinton, Obama afirmou que a conheceu como "amiga, colega, assessora e dura oponente nas eleições primárias" e antecipou que como secretária de Estado terá sua "completa confiança" e demonstrará "impressionante estatura" política e "a capacidade de trabalho que evidenciou ao longo de sua carreira".

Holder, segundo o líder eleito, "protegerá as pessoas, manterá a confiança do público e respeitará a Constituição" à frente de seu Departamento.

Sobre Gates, Obama ressaltou seu papel para aplacar a violência que tinha afetado o Iraque nos períodos anteriores da guerra, e, sobre Napolitano, referiu-se a seu conhecimento sobre Segurança Nacional e imigração, após seus anos como governadora do Arizona.

EFE
Charles Dharapak, AP / 

Obama garantiu que Hillary terá sua completa confiança no cargo
Foto:  Charles Dharapak, AP


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

30/11/2008 17h37min
Bill Clinton divulgará doadores de sua fundação para ajudar nomeação de Hillary
30/11/2008 15h38min
Hillary será nomeada secretária de Estado de Obama nesta segunda-feira
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.