Notícias

 | 26/11/2008 09h17min

Chefe do Exército pede dissolução do parlamento contra crise na Tailândia

Apesar de manifestantes tomarem o controle do aeroporto de Bangcoc, general diz que governo continua tento total autoridade

O chefe do Exército da Tailândia, Anupong Paochinda, sugeriu hoje que a solução para a profunda crise vivida no país é a dissolução do parlamento, e pediu aos manifestantes que abandonem os protestos.

O general Paochinda, que na terça-feira reiterou que o Exército não dará um golpe de Estado, fez estas declarações à imprensa, em Bangcoc, enquanto os manifestantes antigovernamentais continuam controlando o aeroporto internacional da capital tailandesa. 

— Isto não é um levante. O governo continua tendo total autoridade. Estes pontos são a via para resolver o problema que colocou o país em uma profunda crise — disse Paochinda, em entrevista coletiva, após uma reunião de duas horas com altos funcionários, empresários e acadêmicos.

O chefe militar disse que o governo deve dar o primeiro passo com a dissolução do Legislativo e, da outra parte, a Aliança do Povo para a Democracia - organizadora dos protestos - tem que parar suas mobilizações completamente.

O general deve falar com o primeiro-ministro tailandês, Somchai Wongsawat, quando este voltar ao país hoje, após ter participado da cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que aconteceu no fim de semana passado, em Lima. O primeiro-ministro tailandês também deve ser recebido em audiência pelo rei Bhumibol Adulyadej.

O governante tailandês não poderá utilizar para sua chegada a Bangcoc o aeroporto internacional de Suvarnabhumi, o principal do país, porque a Aliança do Povo para a Democracia o ocupou esta madrugada e obrigou o cancelamento de todas suas operações. A Aliança, que na segunda-feira cercou o Parlamento e impediu que os legisladores se reunissem, e no dia seguinte fez o mesmo com o Executivo, anunciou que só deixará o aeroporto quando o governo renunciar.

Os simpatizantes da Aliança ocupam a sede do Governo da Tailândia, em cujo recinto externo estão acampados desde 26 de agosto. A crise na Tailândia é fruto das eleições gerais de 23 de dezembro de 2007, vencidas pelos mesmos políticos expulsos do poder pelo levante militar do ano anterior.

EFE
 Rungroj Yongrit, EFE  / 

Manifestantes tomaram a torre de controle do aeroporto internacional de Bangcoc
Foto:  Rungroj Yongrit, EFE


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/11/2008 08h54min
Companhia aérea cancela vôos devido ocupação do aeroporto de Bangcoc
26/11/2008 05h29min
Manifestantes tomam torre de controle do aeroporto de Bangcoc
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.