Notícias

 | 07/10/2008 15h33min

Presidente do Fed sugere redução de juros ao advertir sobre crise

Desde abril, o banco central dos EUA manteve a taxa em 2%

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, disse hoje que a piora do panorama econômico dos Estados Unidos requereria uma consideração da política monetária, o que foi interpretado como um anúncio de corte da taxa básica de juros. Bernanke, em discurso perante a Associação Nacional de Economistas Empresariais, se referiu à política monetária, enquanto sobem as apostas entre os especuladores sobre uma redução coordenada da taxa de juros entre os maiores bancos centrais do mundo.

— A Reserva precisará considerar se sua atual política monetária continua sendo apropriada — afirmou Bernanke.

O Fed iniciou um afrouxamento de sua política monetária em setembro de 2007, quando a taxa básica de juros nos EUA estava em 5,25%. Desde abril, o banco central manteve a taxa em 2%.

Em discurso, Bernanke assinalou que a lentidão do crescimento econômico pode se prolongar no próximo ano como conseqüência das turbulências nos mercados financeiros. Os recentes dados econômicos e os transtornos nos mercados financeiros "sugerem que as perspectivas para o crescimento econômico pioraram e que os riscos negativos para o crescimento aumentaram", afirmou Bernanke.

Por outro lado, ele ressaltou que o panorama de inflação, que é uma das maiores preocupações para o Fed, melhorou. O Comitê de Mercado Aberto do Fed, que é o que conduz a política monetária, terá sua próxima reunião regular em 28 e 29 de outubro, a última antes de os americanos escolherem seu próximo presidente.

GRÁFICO: entenda a crise global

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.