Notícias

 | 26/08/2008 19h38min

País não exportará óleo cru da camada pré-sal, diz Lula em Gramado

Presidente disse também que a Petrobras vai "colocar alguma coisa no lugar" da P-53, que deixará o Estado

Atualizada às 19h38min

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, em Gramado, que as novas reservas de petróleo da camada pré-sal representam para o País um novo momento de independência. Num discurso inflamado no XVIII Congresso Brasileiro de Contabilidade, o presidente assegurou que o Brasil não vai exportar óleo cru retirado da camada pré-sal, mas produtos com valor agregado.

— Queremos produzir com valor agregado. Vamos ter refinarias para produzir gasolina premium para exportar para a Europa e para os Estados Unidos. Não vamos ser exportadores de óleo cru — afirmou o presidente, que foi muito aplaudido.

Lula procurou transmitir uma mensagem de que as descobertas do pré-sal serão usadas para desenvolver a economia brasileira.

— Queremos aproveitar esse petróleo para recuperar a indústria naval brasileira — disse.

O presidente disse que será preciso produzir sondas para exploração do petróleo, plataformas e 200 navios. Ele citou que uma única sonda de perfuração custa US$ 700 milhões e "o Brasil vai ter que produzir 38 delas".

— Eu não sei quantos barris de petróleo nós temos a sete mil metros de profundidade. Eu só sei que é muito mais do que as reservas atuais que o Brasil tem — disse ainda.

Lula lembrou que no próximo dia 2 de setembro vai retirar a primeira quantidade de petróleo do pré-sal, algo como 10 mil a 15 mil barris, no Espírito Santo. Em março de 2009, será a vez do megacampo de Tupi ser explorado.

Otimista, o presidente afirmou que a camada pré-sal vai proporcionar algo fantástico para o país:

— Gerar mais garantias à estabilidade econômica do Brasil.

Na sua avaliação, "as pessoas" vão olhar com mais respeito para o País, vão surgir mais empresas, vai haver mais salários e mais emprego. Para os gaúchos, ele prometeu que a Petrobras vai "colocar alguma coisa no lugar" da plataforma P-53, que deixará o Estado.

Agência Estado
Fernando Gomes  / 

Lula discursou para uma platéia de mais de quatro mil profissionais
Foto:  Fernando Gomes


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

26/08/2008 18h
Reforma tributária deve ser aprovada até o final do ano, diz Lula em Gramado
26/08/2008 16h21min
Lula chega a Gramado para participar de congresso
26/08/2008 13h58min
Vôo do presidente para o RS atrasa quase meia hora
26/08/2008 08h34min
Lula chega à tarde ao RS para participar de evento em Gramado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.