Notícias

 | 18/08/2008 12h52min

É viável trazer inflação para 4,5% em 2009, diz Meirelles

IPCA deve encerrar 2008 em 6,44%

É viável trazer a inflação para 4,5% em 2009, afirmou hoje o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para investidores, em Nova York:

— A queda recente da inflação corrente e das expectativas reforça que é viável trazer a inflação de volta à meta em 2009 — disse, acrescentando que a mudança nas expectativas mostra a credibilidade do BC.

— A única forma de ver que um BC está comprometido é ver expectativas de inflação caindo. Com isso o custo da política monetária é menor.

Meirelles, que participou hoje de um evento na Câmara de Comércio Brasil-EUA, na cidade americana, ressaltou que a projeção do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2008 caiu, segundo a pesquisa Focus divulgada nesta segunda, de 6,45% para 6,44%.

Para 2009, porém, a projeção mantém-se em 5%. "Já existem sinais de que a política monetária começou a influenciar as expectativas de inflação", disse. Este fato, reiterou, também ilustra que a economia do País desfruta dos benefícios da estabilidade.

O centro da meta da inflação para este ano e o ano que vem é de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para baixo ou para cima.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.