Notícias

 | 15/08/2008 10h12min

Fernando Lugo toma posse como novo presidente do Paraguai

Mandato marca o fim de seis décadas de domínio do Partido Colorado

Atualizada às 11h03min

O ex-bispo Fernando Lugo tomou posse nesta sexta-feira como novo presidente do Paraguai para um mandato de cinco anos, após colocar fim a seis décadas de domínio no poder do Partido Colorado.

Lugo, de 57 anos e que sucede no cargo Nicanor Duarte, recebeu o bastão de comando do presidente do Senado paraguaio, Enrique González Quintana, em cerimônia na esplanada do Congresso, com a presença de milhares de pessoas.

No mesmo ato, também tomou posse o vice-presidente do país, Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), segunda força eleitoral e suporte da aliança Patriótica para a Mudança (APC), a coalizão de ampla base ideológica que levou Lugo ao poder.

Também foram testemunhas da cerimônia vários chefes de Estado da América Latina - incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva -, o presidente de Taiwan e o príncipe Felipe da Espanha, além de outros representantes de quase cem delegações estrangeiras.

A posse de Lugo, que chegou ao ato com uma camisa típica paraguaia branca, calça cinza e sandálias, foi precedida pelo hino nacional em guarani e em espanhol, e 21 salvas de canhão.

O presidente do Congresso colocou no ex-bispo, sexto governante do Paraguai desde a instauração da democracia, em 1989, após a deposição da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989), uma faixa presidencial bordada por freiras de claustro de uma localidade equatoriana onde serviu como missionário entre 1977 e 1982.

Segundo uma pesquisa publicada pelo jornal Abc Color, de Assunção, o novo presidente assume com apoio de 93% da população do país.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.