Notícias

 | 08/08/2008 13h34min

Bovespa reduz perdas, mas ainda opera no vermelho

Por volta das 13h10min, o Ibovespa mostrava uma pequena baixa de 0,12%, aos 56.946 pontos

Após registrar uma baixa superior a 1% durante a manhã desta sexta-feira, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reduziu suas perdas. Por volta das 13h10min, o indicador Ibovespa, principal referência para o mercado brasileiro, mostrava uma pequena baixa de 0,12%, aos 56.946 pontos.

O economista-chefe da Corretora Gradual, Pedro Paulo Silveira, notou que, levando em conta a acentuada queda no preço das commodities no mercado internacional, a Bovespa se comporta de maneira positiva.

— Lá fora continua o movimento de queda no preço das matérias-primas, o que é positivo no sentido de conter a inflação no mundo, mas aqui isso acaba machucando a bolsa por causa do peso de Petrobras, Vale e siderúrgicas — resume.

Silveira também aponta que as ações relacionadas ao mercado interno seguram uma desvalorização maior do índice, assim como a acentuada alta nas bolsas americanas.

Indicadores

A Bovespa acompanha os indicadores do mercado de câmbio, que registra uma forte valorização da moeda-americana em todos os mercados mundiais. O mercado brasileiro acompanha a tendência e assiste a uma forte valorização da divisa.

No Brasil, os analistas também acompanham a divulgação de uma série de índices que mostram recuo da inflação. O indicador oficial, o IPCA, ficou em 0,53% em julho, após ter registrado alta de 0,74% no mês anterior.

Cenário externo

Nas negociações em Nova York, o humor do investidor é prejudicado pelos resultados da empresa hipotecária Fannie Mae, que teve prejuízo de US$ 2,3 bilhões no segundo trimestre, evidenciado os problema no setor imobiliário.

O efeito negativo da notícia é balanceado pelo fortalecimento do dólar e a conseqüente queda no preço do petróleo, que melhora as perspectivas inflacionárias nos Estados Unidos.

Pregão de quinta

Na quinta-feira, a Bovespa teve um pregão de volatilidade e terminou o dia em queda. Principal índice da bolsa paulista, o Ibovespa fechou o dia com desvalorização de 0,91%, aos 57.017 pontos. O giro financeiro foi de R$ 4,4 bilhões.

A divulgação de indicadores ruins sobre a economia dos EUA decepcionou investidores e contaminou o mercado nacional, mesmo com a valorização dos papéis da Vale e Petrobras segurando uma queda maior do índice.

As informações são do site G1.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.