Notícias

 | 04/08/2008 21h04min

Setor vitivinícola fará mobilização em Livramento por mais fiscalização

Cerca de 16 ônibus da Serra estão confirmados para o protesto no dia 15 de agosto

Martha Caus  |  martha.caus@jornalpioneiro.com.br

O palco da próxima manifestação do setor vitivinícola será a cidade de Santana do Livramento, localizada na fronteira do Brasil com o Uruguai. No dia 15 de agosto, o Movimento em Defesa do Vinho Nacional espera mobilizar cerca de 1 mil pessoas para pedir por mais fiscalização e a revisão de acordos comerciais com o Mercosul e o Chile. A decisão foi formalizada nesta segunda-feira, durante a reunião das entidades que integram o movimento, realizada em Bento Gonçalves.

Para dar corpo ao segundo protesto, os organizadores já têm confirmados 16 ônibus que levarão agricultores da Serra para a fronteira. Eles também contam com a participação dos cerca de 500 inscritos no Seminário Vitícola que acontece na mesma semana em Bagé e será encerrado na manhã do dia 15. Para tanto, as manifestações estão agendadas para ocorrer de tarde, a partir das 13h.

Segundo o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, o foco desse protesto será sensibilizar a Receita Federal e os agentes da Polícia Rodoviária Federal, que atuam nos postos de fronteira, para a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa em relação às cargas que entram no país.

— Vamos reforçar o pedido de fiscalização, cobrando que deixem entrar no país apenas o que for legalizado e dentro da cota permitida. Precisamos de uma ação rigorosa e permanente em todos os postos de fronteira — declarou Schiavenin.

Outro objetivo do Movimento é mostrar à opinião pública que somente os leilões anunciados pelo governo não são suficientes para dar sustentação à continuidade da cadeia produtiva.

— Queremos pressionar o governo e dizer que os nossos problemas não estão resolvidos somente com os leilões. Eles não resolvem nem o problema do excedente dessa safra. Se outras medidas não forem tomadas a atividade continuará em risco — complementou o dirigente.

Está marcada para às 14h30min desta terça-feira, uma audiência pública no plenário seis da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O requerimento é de autoria do deputado federal Ônix Lorenzoni (DEM), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Na ocasião, os parlamentares debaterão a situação do setor vitivinícola brasileiro junto a representantes das entidades que integram o Movimento.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.