Notícias

 | 03/07/2008 14h02min

Produtores de vinho protestam na Praça da Matriz

Manifestantes reivindicam política para o setor e reclamam da lei de tolerância zero

Atualizada às 20h20min Martha Caus  |  martha.caus@jornalpioneiro.com.br

O protesto do setor vitivinícola contra a falta de política setorial chegou no início da tarde à Praça da Matriz, no centro de Porto Alegre, onde será encerrada a caminhada que partiu pela manhã do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. No local é feita distribuição de suco de uva e vinho cabernet sauvignon, além de panfletos com as reivindicações. Segundo a Brigada Militar, cerca de 4 mil pessoas, entre produtores agrícolas, secretários municipais e grandes empresários do setor, participam do ato, que deve ser encerrado às 16h.

Os manifestantes tentam audiência com representantes do governo do Estado, e com o presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira (PMDB). No trajeto até a Praça da Matriz, pararam nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Fazenda e da Agricultura, onde conseguiram audiências com os respectivos titulares das pastas em Porto Alegre, que demonstraram solidariedade à causa, prometendo intermediar os pleitos em Brasília.

Enquanto a caminhada subia a avenida Borges de Medeiros, várias pessoas apareceram nas janelas dos apartamentos com garrafas, garrafões e taças de vinho, demonstrando apoio à manifestação. Muitos motoristas, apesar do transtorno no trânsito, também se solidarizaram.

— Isso é exercício de cidadania. Os vinhos nacionais são melhores que os importados — afirmou a motorista Sandra Ribeiro, 57 anos, que estava parada na Borges de Medeiros, buzinando em apoio aos manifestantes.

Os manifestantes querem chamar a atenção do governo federal contra a falta de política para o setor, que resulta na falta de locais para o estoque do vinho excedente, na concorrência desleal dos importados, coquetel e sangria, e do contrabando. Além disso, protestam contra a lei de tolerância zero, que reduziu consideravelmente o consumo de vinhos.

 

Ricardo Wolffenbüttel / 

Cerca de 4 mil pessoas acompanham o protesto
Foto:  Ricardo Wolffenbüttel


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

03/07/2008 11h04min
Manifestação do setor vitivinícola parte em direção à Praça da Matriz
03/07/2008 10h16min
Manifestantes do setor vitivinícola se concentram no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho
03/07/2008 05h14min
Produtores de vinho protestam hoje na Capital
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.