Notícias

 |  hmin

Deputado gaúcho participa de comitiva no Iraque

Grupo de representantes de 11 países busca solução pacífica para o conflito

O deputado federal gaúcho Tarcísio Zimmerman (PT) afirmou nesta quarta, dia 5, em Bagdá, que a população iraquiana ainda espera que a guerra seja evitada. O parlamentar do PT está no Iraque integrando caravana internacional que busca uma saída pacífica para o conflito. Zimmerman afirmou que não existe movimentação militar nas ruas da capital do país.

A comitiva foi para Bagdá no dia 2 de fevereiro, tendo como objetivo conhecer a real situação do Iraque e do povo e obter informações da própria comissão de inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a questão militar do Iraque e os motivos alegados pelos Estados Unidos para a guerra. Eles pretendem ainda defender uma saída pacífica para o impasse. Os EUA prometem usar a força se Saddam Hussein não cumprir a resolução da ONU que exige o desarmamento.

A caravana é formada por quatro deputados brasileiros e 33 europeus, representantes de 11 países ao todo. A viagem, resultado de esforços de entidades de todo o mundo, não é oficial e não visa a prestar solidariedade ao chefe de Estado do Iraque, Saddam Hussein. Conforme o deputado, o grupo não foi ao país convidado pelo ditador.

Zimmerman relatou, em entrevista à Rádio Gaúcha, que uma das coisas que mais impressionou o grupo nos três dias de visita é a situação de tranqüilidade nas ruas. A caravana entrou no país por Amã, cruzando a fronteira de carro.

– As pessoas continuam com suas atividades e o comércio funciona normalmente – disse.

Segundo o parlamentar, o povo se mantém muito bem infomado sobre a guerra e cada nova resolução.

– Eles encaram a guerra como um episódio a mais na vida do país, mas ao mesmo tempo existe a expectativa de que esse evento possa ser evitado – conta.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.