Notícias

 | 28/07/2008 16h34min

Ministro Celso Amorim diz que negociações da Rodada de Doha estão chegando ao limite

Comissário europeu concorda que momento é tenso, mas avalia que o jogo está chegando ao final

O ministro brasileiro de Relações Exteriores, Celso Amorim, reconheceu nesta segunda-feira, dia 28, que a situação em Genebra, onde é negociada a liberalização do comércio internacional, está chegando ao limite. Amorim tem atuado como uma espécie de mediador entre diversos países durante as conversas para destravar a Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio.

As conversas entre as delegações internacionais entraram nesta segunda-feira na segunda semana. O clima durante o dia foi de tensão, com diversas trocas de acusação entre países como China, Índia e Estados Unidos.

O comissário de comércio da União Européia, Peter Mandelson, concordou com Celso Amorim e disse que as negociações chegaram a um momento difícil e complexo. Segundo ele, os representantes dos diversos países precisam de mais algum tempo para avaliar as diversas opções.

Mandelson acrescentou que uma solução só poderá ser alcançada com liderança. No entanto, em seu blog, disse que, dentro da equipe da UE, há um sentimento de que o jogo está chegando ao final.

A avaliação do comissário europeu é endossada até pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy, para quem uma solução não é mais questão de dias, mas de horas.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.