Notícias

 | 16/07/2008 17h40min

Fórum de Negociações Agrícolas Internacionais entrega reivindicações para Rodada Doha

Tratativas sobre livre comércio começaram em 2001 e ainda não foram concluídas

Luciane Kohlmann, Brasília (DF)  |  reportagem@canalrural.com.br

O Fórum Permanente de Negociações Agrícolas Internacionais entregou nesta quarta-feira, dia 16, uma carta ao Ministério das Relações Exteriores com as reivindicações do setor para a Rodada Doha, negociação mundial que visa o livre comércio entre os países.

O problema é que a rodada começou em 2001 e até agora não teve nenhuma conclusão, principalmente porque os países ricos não querem abrir mão de seus mecanismos protecionistas.

O setor privado agrícola pede mais ousadia do governo nas negociações da Rodada Doha. O presidente da Comissão de Comércio Exterior da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) divulgou as principais reivindicações dos agricultores. Entre elas, está o fim dos subsídios agrícolas, que distorcem os preços internacionais.

O documento critica ainda a criação de novas quotas de exportação para produtos sensíveis, aqueles que os países ricos fazem questão de proteger aplicando altas tarifas aos que são importados.

– Quando nós tratamos de liberação comercial, nós estamos dizendo que quantidade é um fator contra a liberação. Então, quando você aceita negociar em troca de outro benefício, mais suave ou aparente, você está limitando sua adesão a uma proposição inicial que não era limitação, era de liberdade – afirma Gilman Rodrigues, presidente da Comissão de Comércio Exterior da CNA.

A CNA espera que, depois desses sete anos de discussões, a Rodada Doha seja concluída até dezembro. Caso as negociações fracassem, a confederação acredita que o grande prejudicado será o agronegócio brasileiro.

– A "não-rodada" implica na manutenção de tarifas e procedimentos protecionistas que oneram a produção, então estrangula o acesso da classe média a um  consumo de alimento melhor – justifica Rodrigues.

A posição do setor privado agrícola será levada à reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que ocorre no próximo dia 21, em Genebra,  na Suíça.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.